* * * R E G R A S * * *
5ª T O R N E I O H A P K I D O S É R I O
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“ C H O K S O O L T C H A G U I E K I O K P A ”
C h u t e s e Q u e b r a m e n t o s
Faixas Coloridas e Pretas
Premiação medalhas de 1ª, 2ª e 3ª lugar
- Todos os atletas que se inscreverem nessa modalidade deverão apresentar uma coreografia realizando 3 (Três) tipos de técnicas exigidas mas não obrigatórias: chutes livres normais sozinhos, chutes especiais podendo ser em raquetes ou aparadores, execuções de socos e quebramentos sendo obrigatória execuções de golpes com os membros superiores e inferiores. Todas as técnicas poderão ser desenvolvidas simultaneamente ou separadas, dentro do tempo de 2 (Dois) minutos, a partir do comando do Mesário que será através do APITO;
IMPORTANTE: O atleta que realizar as 3 séries de apresentação nessa modalidade terá maiores chances de obter melhores notas por cumprir as exigências da modalidade.
IMPORTANTE: O atleta que realizar as 3 séries de apresentação nessa modalidade terá maiores chances de obter melhores notas por cumprir as exigências da modalidade.
- Cederemos o tempo máximo de 1 (Um) minuto para que o atleta queira montar os posicionamentos de equipamentos que forem necessários para a sua apresentação e 2 (Dois) minutos para a sua performance;
- Caso o atleta tenham utilizado os 1 (Um) minuto e não tenha terminado o posicionamento do seu equipamento, O MESÁRIO dará a comando através do APITO para iniciar a contagem do cronômetro. Assim o cronômetro disparará automaticamente para a execução de sua técnica livre, findando sua apresentação nos 90 segundos estipulados;
- Aqueles que forem montar ou auxiliar o competidor na consecução das técnicas deverão já entrar no tatame juntamente com o atleta a ser avaliado e poderão ser em números livres de participantes;
- O atleta a ser avaliado devera manter-se a frente dos demais de sua equipe, indicando que será ele o avaliado;
- No anuncio dos nomes de cada atleta que for competir, devera antes de adentrarem no Tatame seguir o protocolo e realizar 3 (Três) saudações. A 1ª saudação para entrar no Tatame, 2ª e única saudação para os Árbitros, informado estar preparado para iniciar sua apresentação e a 3ª saudação quando terminar sua performance para que o Oficial de Mesa pare o cronômetro;
- Movimentos meramente acrobáticos como mortais, estrelas, etc.
Sem a consecução de definição de golpes não contam como pontuação;
Sem a consecução de definição de golpes não contam como pontuação;
- Os competidores deverão explorar ao máximo possível toda a extremidade do Tatame, realizando sua apresentação nos 4 (quatro) cantos do Tatame;
- Todos os atletas deverão já ensaiar suas apresentações no perímetro de 5x5 metrôs quadrados, área oficial da competição;
- As apresentações serão avaliadas por mínimo de 2 (Dois) máximo de 5 (Cinco) Juízes no Tatame que analisarão todas as técnicas (posicionamento, postura, eficiência, etc.), onde se encontrão posicionados em cadeiras em volta do Tatame;
- As pontuações serão divulgadas pelos árbitros onde constarão placas com a numeração de 9.2 – 9.3 – 9.4 – 9.5 – 9.6 – 9.7 – 9.8 – 9.9 - 10;
- Os árbitros irão avaliar 2 (DOIS) critérios do atleta sendo eles:
1 - APRESENTAÇÃO - Envolvendo análises de:
1 - APRESENTAÇÃO - Envolvendo análises de:
* Desempenho: observa-se o desempenho geral e a movimentação que o atleta utiliza em toda a extremidade do Tatame;
* Energia: observa-se a garra demonstrada pelo atleta, ou seja, a vontade imposta nos movimentos;
* Determinação: avalia-se a firmeza, a coragem e o realismo em suas execuções técnicas;
* Velocidade: observa-se a habilidade e a quantidade de técnicas que o atleta conseguiu apresentar dentro do tempo estabelecido.
2 - TÉCNICA - Envolvendo análises de:
2 - TÉCNICA - Envolvendo análises de:
* Equilíbrio: observa-se o domínio da execução técnica demonstrada pelo atleta com o armamento;
* Postura: avalia-se sua postura tanto na execução inicial do movimento quanto na finalização do golpe;
* Ki Hap: avalia-se a liberação da energia dos movimentos expressada através da sua respiração ou grito;
* Técnica: observam-se as execuções demonstradas pelo atleta se corresponde a sua graduação e a fidelidade aos movimentos do Hapkido.
- Nas execuções de Kiok Pa (Quebramentos) será OBRIGATÓRIO a execução de quebramentos com os membros superiores: Mãos ou Cotovelo ou Cabeça, e membros inferiores: Joelho ou Canela ou Pés. Podendo ser aleatória, escolha livre de cada atleta;
- Para as categorias (Infantil) – (Juvenil) – (Adulto) – (Máster) e (Sênior) que realizar quebramentos com tábuas de madeira, deverão seguir a rigorosidade obrigatória da utilização mínima da espessura de 1 (Um) centímetro a caráter de padronização das madeiras nessa modalidade, abaixo dessa espessura não será aceita, para as categorias (Kids) e (Mirim) será aceita medições inferiores a 1 (Um) centímetro;
- Todo competidor independente da idade e graduação, deverá passar por uma vistoria com a comissão julgadora para uma breve inspeção do material a ser utilizado nas execuções de quebramentos, antes do inicio dessa modalidade competitiva;
- Nos quebramentos (Kiokpa), cada atleta será responsável por todo o equipamento utilizado, além de lona e forro adequado, a não sujar ou danificar a área do evento;
- Todo material para o quebramento não poderá conter qualquer tipo de líquido, gelo, nem material cortante, ou de pirotecnia (fogo ou material combustível);
- Todo material ou resíduo deixado na área de competição, acarretará em perda de 1 (Um) décimo na somatória geral dos pontos conquistados pelo atleta;
- IMPORTANTE: Nas execuções de quebramento independente da categoria e idade, sendo criança ou adulto, o atleta terá apenas 3 (Três) tentativas para conseguir efetuar o quebramento do material desejado. Caso o atleta não consiga quebrar o material obrigatoriamente devera mudar a execução do golpe;
- Caso o atleta não mude a execução o Árbitro Central solicitara que o atleta mude de golpe e imediatamente será retirado ponto pela falta de cumprimento da regra;
- Na mudança de golpe para quebramento, ocorrendo a mesma situação da não execução de quebramento do material, o atleta segue com a regra obrigatória das 3 (Três) tentativas podendo ele encerrar sua apresentação de imediato ou no tempo restante dos 2 (Dois) minutos;
- O atleta que persistir na execução do quebramento sem êxito por mais de 5 (Cinco) vezes, o Árbitro Central poderá solicitar ao Mesário para soar o apito encerrando a apresentação do atleta e solicitar aos Juízes presentes a nota julgadora da apresentação;
- IMPORTANTE: Nas execuções de quebramento independente da categoria e idade, sendo criança ou adulto, o atleta terá apenas 3 (Três) tentativas para conseguir efetuar o quebramento do material desejado. Caso o atleta não consiga quebrar o material obrigatoriamente devera mudar a execução do golpe;
- Caso o atleta não mude a execução o Árbitro Central solicitara que o atleta mude de golpe e imediatamente será retirado ponto pela falta de cumprimento da regra;
- Na mudança de golpe para quebramento, ocorrendo a mesma situação da não execução de quebramento do material, o atleta segue com a regra obrigatória das 3 (Três) tentativas podendo ele encerrar sua apresentação de imediato ou no tempo restante dos 2 (Dois) minutos;
- O atleta que persistir na execução do quebramento sem êxito por mais de 5 (Cinco) vezes, o Árbitro Central poderá solicitar ao Mesário para soar o apito encerrando a apresentação do atleta e solicitar aos Juízes presentes a nota julgadora da apresentação;
- Atletas que ultrapassarem o tempo permitido de 2 (Dois) minutos no término de sua apresentação geral, serão punidos com o desconto de 1 (Um) décimo em sua somatória geral;
- As notas deverão ser somadas pelos Oficiais de Mesa, o atleta que obtiver a maior soma das notas dos árbitros vence a competição em sua categoria;
- As outras classificações (2º e 3º colocados) seguirão a sequencia de somas inferiores ao 1º lugar.
“EM CASO DE EMPATE”
- Havendo empate na somatória geral para definição do 1ª, 2ª ou 3ª lugar na modalidade de (Chok Sool Tchagui e Kiok Pa), fica a cargo dos Oficiais de Mesa observar o tempo geral da apresentação de cada atleta empatado. O atleta que obtiver a mesma nota em menor tempo de apresentação respeitando os 2 minutos permitidos ganha.
- Havendo empate também nos tempos se retira a nota mais alta de cada competidor empatado e realizar nova soma, persistindo o empate retira-se a nota mais baixa até obter uma nova soma, quem obtiver a maior somatória ganha.
- Havendo empate também nos tempos se retira a nota mais alta de cada competidor empatado e realizar nova soma, persistindo o empate retira-se a nota mais baixa até obter uma nova soma, quem obtiver a maior somatória ganha.
Buscamos exemplificar bem essa modalidade para que fique clara a funcionalidade da competição e quais são as atitudes de julgamento e desempate. Também informamos que todos os Árbitros e Oficiais de Mesa estarão preparados para realizarem com rapidez e eficácia caso haja a decisão de desempate nas notas.
“Categorias para Chok Sool Tchagui e Kiok Pa”
- Até 09 anos - (Categoria Kids) Divisão Mas. e Fem. - Unificação das faixas
- 10 a 13 anos - (Categoria Mirim) Divisão Mas. e Fem. - Unificação das faixas
- 14 a 17 anos - (Categoria Juvenil) Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário - Avançado - Faixa Preta
Iniciante - Intermediário - Avançado - Faixa Preta
- 18 a 29 anos - (Categoria Adulto Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário - Avançado - Faixa Preta
Iniciante - Intermediário - Avançado - Faixa Preta
- 30 a 45 anos - (Categoria Máster) Divisão Mas. e Fem. - Divisão por graduação:
Iniciante - Intermediário - Avançado - Faixa Preta
Iniciante - Intermediário - Avançado - Faixa Preta
- 46 anos em diante - (Categoria Sênior) Divisão Masculino e Feminina
Iniciante - Intermediário - Avançado e Faixa Preta
Iniciante - Intermediário - Avançado e Faixa Preta
Obs. Nas categorias Juvenil, Adulto, Máster e Sênior dependendo do baixo número de atletas poderá haver unificação das graduações Avançado e Faixa Preta.
Também pode ocorrer nessa modalidade a unificação das categorias Adulto e Máster ou Máster com Sênior.
Também pode ocorrer nessa modalidade a unificação das categorias Adulto e Máster ou Máster com Sênior.
(Iniciantes) – (Intermediários) – (Avançados) e (Faixas Pretas)